"Sou eu que começo ou é você que começa? [...] Sou eu que começo! [...] E eu começo como? Eu vou falando por ordem cronológica ou o que me vier na cabeça?"
(Mercedes, personagem de Lília Cabral - Divã, 2009)

O blog mudou no formato. Os textos mais recentes estão abaixo e podem ser lidos na íntegra clicando em Read more... no final de cada postagem.

O restante das postagens estão disponíveis nos links a esquerda. Utilize a ferramenta de busca ou as tags.

Fique a vontade. E volte sempre!

Retrospectiva 2008

domingo, 21 de dezembro de 2008

Estamos a poucos dias do Natal e da Virada de Ano, e esse clima de encerramento sempre me deixou um pouco reflexiva. Não sei se é porque desde pequena eu aprendi que era um mês de festa e confraternização ou porque a mídia enxe nossas casas com contos e cenas emocionantes, mas eu sempre faço um balanço mental do meu ano.

Entre conquistas e feridas, o balanço é positivo. Uma amiga numeróloga me disse que 2008 seria meu ano 1, que seria um ano de abertura, de recomeços e, diferentemente do ano passado (que foi ano 9) seria um ano bastante promissor. E foi! Se tem a ver com o número eu não sei, mas certamente foi um ano muito rico.

Em janeiro fundei o blog! Uma ação que me trouxe muitas recompensas positivas. Conheci pessoas maravilhosas e me dediquei ao cuidado de algo meu. Foi importante estar aqui com vocês. Ainda em janeiro, para ocupar o tempo ocioso de uma estudante de psicologia de férias e desempregada, pesquisava programas de pós-graduação. Eu almejava o mestrado, mas quiçá imaginava que alcançaria.

Fevereiro chega com toda alegria do carnaval. Retorno às atividades universitárias e eu consquistei tudo que eu esperava para o 5º ano. Fui selecionada pelos supervisores que eu queria, faria os estágios que eu tinha escolhido fazer. E como toda escolha, implicando em perdas e ganhos.

Março e Abril foi de puro aproveitamento. Aconteceu a minha colação de grau de Bacharelado/Licenciatura em Psicologia. Pronto! Agora eu já era pesquisadora e professora. Me sinto muito lisongeada por ter sido a oradora da turma e ter podido transmitir parte da emoção que foi vivenciar essa graduação.

E com poucos dias de formada, fui contratada para dar aulas em uma escola profissionalizante. Professora de Psicologia - era mais um passo para alcançar meus sonhos. Maio, o mês do trabalho, o mês do meu aniversário, um mês completamente ambígüo, sentimentalmente falando. Estava tudo muito bom, mas faltava alguma coisa. Simplesmente porque sempre vai faltar alguma coisa...

E o curso da nossa vida muda sempre que precisa ser mudado. Este ano também aprendi que não dá para se acomodar com o que está bom, porque o que está por vir é sempre muito melhor! Junho a produção intensa do meu TCC, assumi mais aulas e a Mariana-work-a-lover começa aparecer como sempre!

Julho eu soube que minha professora-mestra ia se aposentar. Fiquei extremamente triste, uma confusão de medo-abandono-incerteza que quase não soube lidar. Eu poderia me negar ao novo, poderia recusar e fazer desse acontecimento uma tempestade, mas preferi estar aberta. Ainda bem! A professora que veio para substituir foi uma pessoa tão especial quanto àquela que vinha me acompanhando.

Este ano foi cheio de primeiras vezes. Só em agosto foi minha primeira ABPMC, primeira Banca de Qualificação, primeira vez que fui plagiada, primeiro casamento de amiga...

Setembro foi tão corrido, que parece que nada aconteceu. Como se eu tivesse pulado de agosto para outubro. Escrevi junto com a nova professora o projeto que eu enviaria para o mestrado. Começamos alimentar as expectativas de uma pós!

Em outubro, prestei a prova para o mestrado. Foi o mês da ansiedade. Fases atrás de fases, respostas positivas que iluminavam cada vez mais o meu caminho! Pronto! Entrei. O que lá em janeiro era apenas um sonho, agora é pura realidade. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, na UNESP.

Tudo parece bom, e realmente é! Porém tudo que brilha muito, torna-se alvo de cobiça e inveja. E infelizmente eu precisei provar também dessa situação. Em 2008 foram muitos boatos, muitos disse-que-disse. Fui ofendida, humilhada e ridicularizada. Cheguei a pensar que, talvez, eu fosse merecedora daquelas palavras cortantes. Foi o ano mais sozinho da minha curta vida. Aprendi que só posso contar comigo mesma.

Novembro se aproximava e junto dele o desfecho. Apresentei meu Trabalho de Conclusão de Curso. Foram 2h de pura satisfação. Encerro minha graduação com nota 10,0 no TCC, nos estágios e na maioria das disciplinas. A faculdade acabou e já sinto no peito o nó da doce saudade. Os amigos vão ficando cada vez mais distantes, porém nada impede que a amizade somente se fortaleça.

Dezembro é este que está repleto de satisfações e sossego. O Natal se aproxima e um novo ano também. Provavelmente eu vou escrever uma lista de desejos e jogar no mar. Vou jurar estudar mais e dormir menos, vou me convencer que em 2009 eu emagrecerei e ao pular as ondinhas pensarei no meu pedido comum desde os 13 anos.

Escolhi uma roupinha verde, porque para 2009 eu quero muito trabalho, sucesso e dinheiro. E escolhi um chinelo vermelho, porque eu jamais deixaria o meu pedido de amor de lado. Que o amor fique aos meus pés! (rsrs)

Este foi um ano de colocar a ordem "na casa", de selecionar quem entra e quem sai. Foi um ano de ir aos céus e tocar o fundo do poço. E, como já disse "entre conquistas e feridas, o balanço é positivo".

Desejo para todos vocês, um Feliz Natal. Que Deus abençõe o seu lar, sua família e seus amigos.

Desejo um 2009 cheio de planos, conquistas e reflexões. Temos um ano novinho em folha para pintarmos com a cor que quisermos. São 365 dias para cada um de nós mudar aquilo que não está tão bom e manter aquilo que já é maravilhoso.

Que nós consigamos cultivar o amor, o carinho e o respeito, porque assim fica mais fácil dormir e acordar sorrindo, mesmo com todas as dificuldades!

Beijos!

24 pessoas quiseram falar também!:

Unknown 21 dezembro, 2008  

Olá minha amiga do peito!! rs

Meu...mto bom..

Queria, alem q falar q eu gostei de td q vc escreveu...dar meus parabéns por todas suas conquistas e vitórias...vc foi guerreira..e eu sinto mto orgulho de ter uma amiga como vc..apesar de mto tempo ausente!!

Desejo tb um ótimo natal (a gente se ve no GAIA), e um ano de 2009 cheio de realizações e mtas conquistas tb...e q a gente se veja um pouco mais =/

Um super bjooo!
Te adoro mtoo!

Clecia 22 dezembro, 2008  

OLá, ! Tudo bem? Andei sumda, né? O sumiço é por conta do trabalho. Ando mesmo sem tempo,mas hoje consegui atualizar o meu blog que já estava cheio de poeira. rs Adorei a retrospectiva. :) Parabéns pelas conquistas e vamos em frente!Aproveito a visita de hoje para desejar que tenha um lindo Natal e um 2009 pleno de realizações! BJos e uma linda semana!

Camila M. Schuch 22 dezembro, 2008  

Nossa, que delícia de post... Este seu ano foi um sucesso, parabéééns...

Ano que vem será meu ano de estudo, vestibular a vista... Rsrsrsrs

Beeijos

*Raíssa 22 dezembro, 2008  

Falou bonito, Mari!

Esse ano pra mim foi péssimo, com mais baixos que altos. Espero que ano que vem seja bem melhor!

Parabéns pelas conquistas, feliz natal e ano novo! A cor que atrai dinheiro é amarelo ouro e dourado, então um colarzinho dourado vai caber muito bem com a sua roupa ;)

Beijos

Anônimo,  22 dezembro, 2008  

mari vc eh diva!
amei o post! tá lindooo! *.*

Marco Antonio Araujo 22 dezembro, 2008  

Fico feliz pelo 2008 maravilhoso que você teve... mas adorei mesmo foi o lance do chinelo vermelho!

Eu infelizmente não tenho memória pra uma retrospectiva, então fiz uma singela homenagem a vocês :D

Narradora 23 dezembro, 2008  

Um ano de conquista e aprendizado, acho que foi assim comigo também.
Desejo a você e aos seus um natal de paz e um ano novo rico do que interessa: amor, saúde e alegria.
Bjs

Sabrina 23 dezembro, 2008  

Amigaaa, amei essa retrospectiva. realmente um ano e tanto! foram muitas conquistas e fico feliz em ver agora td que aconteceu com vc.. alias.. uma parte que vc quis destacar.. afinal estamos um pouco distante!
olhaa amei o blog q vc fez para mim viu? eu ainda nao te enviei as alteracoes pq tem sido bem corrido.. masdo jeito que estah ja tah maravilhoso!

um super beijo para vc e em brve nos vemos...

Flávia 23 dezembro, 2008  

Esse ano pra mim foi bom, foi bom... mas eu jamais conseguiria organizá-lo cronologicamente como vc fez, hahaha!

Feliz 2009 pra vc, pro blog... e pra mim!

Beijos!

Anônimo,  23 dezembro, 2008  

Êita minha FLor!! Quanta coisa, hein?!! E ainda bem que vc fundou esse blog, porque eu acabei entrando aqui e ficamos mais que amigas de blog!!
Vc é uma pessoinha muito especial, Mari! E eu espero que em 2009 tudo de bom possa acontecer na sua vida!!
Feliiicidade seempre, minha flor!!
Eu te amo, tá?!!!
Beijos e mais beijos
Feliz Natal

Mônica 23 dezembro, 2008  

Mariana
Desejo que em 2009 e nos anos seguintes também as pessoas possam perceber quão especial você é.
Que você consiga atingir todos os seus objetivos e saiba que estarei sempre no meio da sua torcida.
Super Natal, super beijo. Seu texto é lindo!
Tia Mônica

Nathy 24 dezembro, 2008  

Sabe o que me chamou mais atenção em seu blog? O Nome: "Minha terapeuta está de férias". Adorei! Muito criativo. Não poderia passar sem comentar. Muito bom!! Beijos.

Leonardo 24 dezembro, 2008  

Com certeza foi um ano produtivo pelo que vejo e que bom que foi assim, as pessoas só colhem aquilo que plantam.

Um 2009 mais próspero que 2008 é o que desejo pra ti..

Beijo

Natália Mylonas 24 dezembro, 2008  

MAriiiii =)
Quem 2009 seja mt mais produtivo pra vc e q vc realize so coisas boas !!

Beijos =))

Anônimo,  24 dezembro, 2008  

Mari, minha querida!!
Tenha um natal maravilhoso!!!
Beijos enormes para vc!!
Feliz Natal!!!

Nathália E. 25 dezembro, 2008  

Fico realmente feliz que seu ano tenha sido tão bom.
Espero que 2009 as coisas boas aconteçam em dobro.

Um prazer te conhecer, minha psicóloga cibernética. Rsrs

«Line» 25 dezembro, 2008  

Amada, mudei de blog!
Boas festas pra ti, mta vida bem-vinda!

Euzer Lopes 25 dezembro, 2008  

Engraçado, lendo esse pequeno resumo gigantesco de seu ano de 2008, sabe o que parece? Ano de transição. Eu tive a mesma sensação ao fazer comparativos com minha vida. Mas, no meu caso, a coisa foi um pouco pior: a transição vai ficar para 2009.

Unknown 27 dezembro, 2008  

Realmente, SEMPRE ficará faltando alguma coisa, justamente porque a gente precisa viver para conquistar mais e mais.

Feinha a minha voz, né? rs

Bem, muito sucesso em 2009, que consigas consolidar a tua carreira e uma boa razão para seu coração bater bem forte!

Beijos.

Anônimo,  28 dezembro, 2008  

Retrospectiva de transição.

Beijos!

Welker 28 dezembro, 2008  

Sinto muito te informar, o ano pode ser novo, mas vai cair no conceito a partir do dia primeiro... :T

Kamilla Barcelos 30 dezembro, 2008  

Ter blog é bom mesmo.
Esse seu ano foi ano bem realizado, com várias realizações! Contudo, como nada é perfeito tb com decepções, q é claro nos ensina a viver!

Alessandra Castro 05 janeiro, 2009  

Meu 2008 poderia ter sido melhor no departamento amoroso. é minha única queixa.

Postar um comentário

Você também precisa falar? Comente...

Importante

Os textos postados neste blog são de minha autoria. Aqueles que não são, faço referência aos autores e/ou locais onde encontrei. Faça o mesmo e respeite: se copiar, credite.

Os comentários são abertos e o conteúdo dos mesmos não necessariamente expressa a opinião da autora.

Para parcerias e contatos profissionais utilize o formulário do 'Fale comigo'.

Fale comigo

Envie um e-mail diretamente para mim.


Seu nome:

E-Mail:

Mensagem:


Você é sempre bem vindo aqui! Volte sempre que quiser!

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP