"Sou eu que começo ou é você que começa? [...] Sou eu que começo! [...] E eu começo como? Eu vou falando por ordem cronológica ou o que me vier na cabeça?"
(Mercedes, personagem de Lília Cabral - Divã, 2009)

O blog mudou no formato. Os textos mais recentes estão abaixo e podem ser lidos na íntegra clicando em Read more... no final de cada postagem.

O restante das postagens estão disponíveis nos links a esquerda. Utilize a ferramenta de busca ou as tags.

Fique a vontade. E volte sempre!

Discurso

sábado, 26 de abril de 2008

Aí está o discurso que escrevi para ler em minha colação de grau que aconteceu ontem!!
Boa noite a todos.

Chefe de departamento, senhores professores, pais, amigos e formandos presentes.

Quando me ofereci para ser oradora de turma, logo imaginei como articular um texto com belas palavras, repleto de detalhes, objetivo e levemente rápido. Ao tentar frutificar minha inspiração, pensava sobre a responsabilidade de ser oradora da turma. Arrisquei, inclusive, uma busca ao Google! Hábitos acadêmicos...
É imprescindível elaborar um discurso à altura da importância da solenidade, falar em nome de todos, garimpar os detalhes que toque intimamente cada um.

Pensei em falar sobre o Bambu Chinês, acreditando que ele me ajude a cumprir com essa responsabilidade. Sabe que, depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante os cinco anos, todo crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo cuidadosamente construída. Então, lá pelo final do quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir a altura surpreendente de 25 metros.

Para o final do quinto ano, falta pouco. Esta noite, concluímos uma das etapas desse desabrochar. Vejo em vocês, e transparece em mim também, entusiasmos e expressões de felicidade. Afinal, concluímos o curso de Bacharelado e Licenciatura em Psicologia. Concluir um curso de graduação não é apenas o fim de um período, é a garantia do início da carreira profissional. Pode soar clichê, mas este início não significa apenas um começo, uma largada, traduz um sonho, desejos e expectativas.

Pesquisadores e professores! Agora, mais que antes, temos em mãos a possibilidade de plantarmos e cuidarmos de outras sementes de Bambu. Aliados da ciência. Estamos hoje, assumindo a legítima representação da filosofia que credita à ciência um papel fundamental em nossa civilização.

Vivemos em um grande circuito formado de conhecimento e transmissão de conhecimentos, que é, em essência, o tesouro de nossa época! As fronteiras da informação quase inexistem; qualquer setor de atividade pode ser integralizado, globalizado. Inclui-se aí a Psicologia.

Nós formandos, certeza temos que não nos formamos somente profissionais de nível superior, mas também cidadãos comprometidos. Bambus de quase 25 metros, frutos do trabalho árduo e fabuloso de nossos professores-agricultores. Trabalho integral. Integralíssimo,(vale ressaltar).

Agradecemos a eles. Nossos mestres! Por nos cercarem de discernimento e ética para que não sejamos esmagados pelo rolo compressor dos avanços tecnológicos, por escolherem os melhores fertilizantes e por nos lembrarem diariamente que a olho nu, somente a olho nu, o Bambu parece não desabrochar.

Agradecemos nossos pais. Apoiadores, “financiadores” e sempre ‘pacientes’. Por plantarem a semente, olharem e pedirem por ela. Por esperarem atentamente, expectadores de pay-per-view , o Bambu crescer e atingir a altura de vinte e cinco metros.

Fazemos parte agora de um grupo privilegiado, sabemos disso. Bambus apontando solo afora.

“É preciso muita fibra para chegar às alturas, e também muita humildade para se curvar ao chão”.

Obrigada a todos pelo apoio dispensado nesta caminhada. Parabéns à todos nós.

14 pessoas quiseram falar também!:

Anônimo,  26 abril, 2008  

mari linda eu adorei muito que lindo , vc articulou muito bem as palavras e foi profunda parabéns linda bjsss

Unknown 26 abril, 2008  

Belo discurso.

Parabéns por mais uma etapa vencida.

Bjs.

Natália Mylonas 26 abril, 2008  

Que legal o discurso ;
Penso na hr do meu tb.
mas ainda faltam 3 anos e meio ! :)

Sorte ai...
Bjs =)

Cris Medeiros 26 abril, 2008  

Interessante a história do bambu chinês. Fico imaginando quantas etapas da nossa vida parece com a do bambu!

Belo discurso!

Beijos

Flávia Batista 26 abril, 2008  

Nossa... esse é um dos momentos mais legais da nossa vida!
Passei por isso recentemente e posso falar com propriedade!

Conseguir um diploma é a garantia de uma nova vida! Nem sempre a gente consegue um emprego que nos garanta uma vida tão boa, mas só o prazer de saber que somos habilitados para trabalhar na profissão que amamos, acredito que vale muito mais que qualquer quantia de dinheiro!

Parabens!

Ana Laura 26 abril, 2008  

Ficou lindo o discurso, muito mesmo. Nem penso em ser oradora da minha turma, muito emotiva, iria chorar super. hahahaha


Boa sorte lá na hora einh!

Beeijo.

Ana Laura 26 abril, 2008  
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Antonio Araujo 26 abril, 2008  

Seja minha oradora em 2010?!

Aline Ribeiro 27 abril, 2008  

Discurso melhor nao poderia existir para a ocasião!

Bjm

(Penso, Logo Escrevo...) 27 abril, 2008  

Gostei do seu blog.
É bom encontrar textos que nos dão prazer de lê-los.
Parabens...

Euzer Lopes 27 abril, 2008  

Quantas pessoas presentes choraram?
Eu aqui me emocionei muito!

Nathália E. 28 abril, 2008  

Sua intimidade com as palavras é perceptível.
Lindo o discurso!

Beijo!

Anônimo,  28 abril, 2008  

Nossa!! Muito bonito o teu discurso. formaturas me emocionam, não vejo a hora de me formar, um sonho realizado!!


parabéns pleo blog!!

beijos

Carla M. 28 abril, 2008  

Mariana, antes de mais nada, parabéns pela formatura.

Depois, parabéns pelo discurso. Essa metáfora do bambu ficou excelente. E além disso toca fundo no nosso imaginário, tão brasileiro, tão simples o bambu!!!

ah e adorei escutar Teatro Mágico ao abrir o Blog!!!

Postar um comentário

Você também precisa falar? Comente...

Importante

Os textos postados neste blog são de minha autoria. Aqueles que não são, faço referência aos autores e/ou locais onde encontrei. Faça o mesmo e respeite: se copiar, credite.

Os comentários são abertos e o conteúdo dos mesmos não necessariamente expressa a opinião da autora.

Para parcerias e contatos profissionais utilize o formulário do 'Fale comigo'.

Fale comigo

Envie um e-mail diretamente para mim.


Seu nome:

E-Mail:

Mensagem:


Você é sempre bem vindo aqui! Volte sempre que quiser!

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP