"Sou eu que começo ou é você que começa? [...] Sou eu que começo! [...] E eu começo como? Eu vou falando por ordem cronológica ou o que me vier na cabeça?"
(Mercedes, personagem de Lília Cabral - Divã, 2009)

O blog mudou no formato. Os textos mais recentes estão abaixo e podem ser lidos na íntegra clicando em Read more... no final de cada postagem.

O restante das postagens estão disponíveis nos links a esquerda. Utilize a ferramenta de busca ou as tags.

Fique a vontade. E volte sempre!

Retrospectiva 2009

domingo, 20 de dezembro de 2009

Quando 2009 começou eu tinha um punhado de planos, esperanças e sonhos. Não digo que tenha sido como todo começo de ano, quando 2009 estreou eu tinha muito mais expectativas do que em qualquer outro início de ano. Acontece que logo em janeiro metade delas se dissiparam, derreteram-se e seu vapor se perdeu no tempo.

Bom, minha retrospectiva começa com a recordação de um desabor que, muito provavelmente pelo sue jeito de encarar a vida, frutificou em um amadurecimento imensurável. Janeiro foi o mês do disfarce, da expressão forçada de bem-estar e dos goles e mais goles que levariam o nó, garganta abaixo. Janeiro foi o mês da minha nudez interna. Eu estava exposta a tudo, embora tivesse começado, sem perceber, a construção de um muro.

A folha do calendário foi arrancada e Fevereiro chega com o sabor de conquistas. Minha colação de grau, meu baile: minha formatura. Minha faculdade tão intensamente vivenciada acabava de anunciar seu fim. Lembro que naquele dia eu não chorei. Chorei depois. Além disso, Fevereiro vem cheio de alegria do Carnaval. Amigos, músicas, sol e era Carnaval. Carnaval me faz bem.

Os confetes e serpentinas continuaram pelos ares até meados de Março, quando comecei o tão sonhado Mestrado. Cidade nova, pessoas novas, ônibus diferente, caminhos distantes. Então durante todo este ano foram 16h de viagem semanais. Casa-mestrado, mestrado-casa. Março foi o mês de novas amizades, novas conquistas, de amadurecimento profissional. Chegou meu CRP!!

Abril e eu era completamente psicologia. Envolvida em vários projetos e minha rotina começava a ficar daquele jeito que eu sempre me queixo, mas tanto amo: louca. Em abril foi o mês em que me senti só. Foi aqui que eu chorei pela formatura, foi aqui que me desmontei pelo meu desabor. Foi em abril que eu busquei novas formas de ser Mariana. Foi em abril que suspirei por alguns dias. Foi em abril que eu escolhi que mudaria.

O mês que segue, não podia ser diferente de outros anos. Parece que é proposital, mas coincidentemente foi novamente em maio que comecei um novo trabalho. Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar. Com mais duas ocupações e o mestrado, precisei fazer escolhas. Abrir mão das aulas no ensino técnico. Não foi fácil escolher. Sou professora por paixão e não por falta de opção.

Junho e Julho passaram que eu quase não notei. Meu projeto do mestrado estava a todo vapor, meu projetos profissionais da Clínica e na escola também. Os dias passaram e quando eu dei por mim Agosto gritava, anunciando o segundo semestre.

Agosto novos projetos iniciaram. Os suspiros cessaram. Não havia horário para outro pensamento a não ser psicologia. Mergulhei de corpo e alma na minha carreira. Subi como um foguete. Comecei a fazer estágio docência na minha antiga Universidade. E como se sabe, na balança da vida se algo está muito lá em cima, é porque tem algo muito lá embaixo. Talvez pela primeira vez eu confesse: quero demais ter um amor. Em agosto eu abri as portas, fui honesta comigo.

Setembro e Outubro eu dobrei minha carga horária. Eu aprendi demais. Eu sofri demais. Eu falei e me calei. Me calei aos poucos.

E o ano já se encerrando em Novembro. Novas conquistas.... Eu já havia mudado tanto por dentro... então mudei também por fora. Uma nova cor no cabelo, um novo olhar para a vida. Novembro alerta para as finalizações que o ano de 2009 exige. Cansaço. Esgotamento. Fadiga. Estafa. Meu corpo dá sinais de falta de energia.

A primeira semana de Dezembro foi a prova de fogo. Passei. Férias. Agora, terei as próximas três semanas para recarga. Para fazer o balanço.

Em 2009 eu retomei muitas amizades. Recuperei intimidades. Neste ano que se encerra, eu conheci muitas pessoas, dormi muito pouco e dancei mais que esperava. Em 2009 eu superei preconceitos, eu abri mão de muitos valores, eu aprendi muito. Escrevi muito menos, é verdade! Comentei menos ainda... Foi o ano em que sofri calada. Chorei sem lágrimas. Foi o ano em que deixei doer sem contar, foi o ano em que senti que pessoa alguma poderia me compreender. Este ano eu fui para muitos lugares, conheci novas cidades. Este ano eu fui das artes: teatro, poesia e canto. Em 2009 eu revelei sentimentos, eu cai na real, eu me libertei dos castelos.

Posso parecer a mesma da retrospectiva passada, posso parecer a mesma e sempre repetitiva de todos os outros anos já vividos. Mas a maneira como me sinto talvez ainda não seja 'descritivel'.

Eu acordei. Em 2009 eu acordei, despertei para a vida. Para a minha vida.

Desejo a todos um Feliz Natal, um Novo Ano cheio de alegrias e conquistas. Que os planos para 2010 saiam dos pedidos da meia-noite.

Obrigada pela companhia por mais este ano! Foi bom estar com vocês!

11 pessoas quiseram falar também!:

Unknown 20 dezembro, 2009  

ahhh mary...nunca repetitiva...sempre tao interessante...da vontade de ler mais e mais e mais .... te admiro mto amiga...bjaooo

Marco Antonio Araujo 21 dezembro, 2009  

Antes de ler o seu, acabei falando mais ou menos sobre o mesmo assunto.

Que post bom. Se você se às vezes se cansa de ser a mesma de sempre, por mais você tente mudar, sempre haverá quem goste de você como você é...

:) 21 dezembro, 2009  

Tenho estado MUITO emotiva,tudo me faz chorar...não sei se é a época, não sei se sou eu, só sei que me encontrei também em suas linhas...linhas tão semelhantes né?
O que importa é que estamos juntas, para mais um ano CHEIO DE NOVAS EXPECTATIVAS e ALEGRIAS!!!!!
T adoro moça!
Bjão

Cris Medeiros 21 dezembro, 2009  

Quando há um crescimento como ser humano o ano terá valido à pena!

Meu ano de 2009 foi chato, bem chato! Mas tomei decisões importantes que precisavam ser tomadas desde alguns anos atrás... Nisso foi bom... Decisões difíceis mas muito necessárias!

Beijocas

Unknown 21 dezembro, 2009  

adoreiiii!

e esse ano q vai começar seja melhor para todos! =D

um bjaooo!

.a nega do neguinho. 21 dezembro, 2009  

Aaai preciso fazer minah retrô tb!

Vão ser tantos fatos pra contar...
tudo tão importante e essencial!
=)


um ano q marcou foi esse né?
bjs

Unknown 21 dezembro, 2009  

Adoreeiii relembrar td o seu ano....e saber que eu fiz parte de uma boa parte disso tudo que você contou!! te aamo amigaa!!! tomara que esse ano seja melhor ainda!! p nós todoss!! beijo me liga!! hauhauhauhauahuauahauaha


ps.: como eu tiro esse nick reeediculo?!?! eu nem sei como isso aconteceu! huahauahua

[ rod ] ® 22 dezembro, 2009  

É hora do balanço anual que invariavelmente fazemos... que a ele e por ele estejamos todos dispostos a ver o ano seguinte com outros olhos... feliz 2010 moça... bjs.

Luifel 26 dezembro, 2009  

Esse ano nem fiz retrospectiva, mas se fizer não caberia num post, por incrivel que pareça depois de alguns anos com um saldo negativo no final do ano, neste, termino com um saldo positivo e um sorriso nos lábios.

Termino 2009 com expectativas para que o ano 10 (2010) seja melhor e mais feliz que esse foi.

Bjo

PS: voltei a postar, passa por lá!

Fernanda 30 dezembro, 2009  

Que Lindo: O seu Ano.

De acordo com 31 dezembro, 2009  

Parabéns, pessoal, pelo belo trabalho! Vcs estão linkados no De acordo com. Até 2010 com muitas energias positivas!
Abs!

Postar um comentário

Você também precisa falar? Comente...

Importante

Os textos postados neste blog são de minha autoria. Aqueles que não são, faço referência aos autores e/ou locais onde encontrei. Faça o mesmo e respeite: se copiar, credite.

Os comentários são abertos e o conteúdo dos mesmos não necessariamente expressa a opinião da autora.

Para parcerias e contatos profissionais utilize o formulário do 'Fale comigo'.

Fale comigo

Envie um e-mail diretamente para mim.


Seu nome:

E-Mail:

Mensagem:


Você é sempre bem vindo aqui! Volte sempre que quiser!

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP