"Sou eu que começo ou é você que começa? [...] Sou eu que começo! [...] E eu começo como? Eu vou falando por ordem cronológica ou o que me vier na cabeça?"
(Mercedes, personagem de Lília Cabral - Divã, 2009)

O blog mudou no formato. Os textos mais recentes estão abaixo e podem ser lidos na íntegra clicando em Read more... no final de cada postagem.

O restante das postagens estão disponíveis nos links a esquerda. Utilize a ferramenta de busca ou as tags.

Fique a vontade. E volte sempre!

Psicologia no Ensino Médio!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Recebi um e-mail do CFP (Conselho Federal de Psicologia), onde listava oito motivos para se aprender Psicologia no Ensino Médio! Vou usar do meu espaço virtual, para divulgar uma campanha, uma manisfestação, um movimento (chamem do que bem entender) que eu apóio!

Eu apóio e defendo essa bandeira! E exponho meus 5 motivos:
Não necessariamente nesta ordem...
1º porque estudo psicologia.
2º porque estarei colando grau de Licenciatura em Psicologia na próxima semana
3º isso é um mercado de trabalho para mim, e pode me render $$ (leia-se cifrões)
4º eu realmente acredito que psicologia é tão importante quanto a Filosofia, Sociologia e Artes
5º conhecimento cientifico nunca é demais em lugar nenhum!

Agora utilizo do artificio Crtl+C e Crtl+ V , e exponho os oito motivos que o CFP apresenta :



1. A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.

2- Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.

3. A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.

4. A Psicologia tem contribuições específicas a dar como disciplina ao discutir temas como direitos humanos, humilhação social, preconceitos, processos de desenvolvimento e de aprendizagem.

5. A Psicologia utiliza-se de metodologias interativas e compreensivas de maneira a permitir que os conteúdos tenham sentido e significado para o aluno que deles se apropria.

6. A Psicologia possibilita o uso de estratégias de aprendizagem e de auto-monitoramento do estudo cujo objetivo é o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem auto-regulada.

7. O número de professores licenciados no Brasil, habilitados para ministrar a Psicologia, é suficiente para atender à demanda das escolas de Ensino Médio do País.

8. A psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.

Apóie você também esta luta!

Manifeste seu apoio convocando os parlamentares do seu estado a lutarem pela aprovação da inclusão da Psicologia como disciplina obrigatória do ensino médio.

Envie uma mensagem aos deputados e senadores por intermédio do site do CFP

5 pessoas quiseram falar também!:

Nathália 16 abril, 2008  

Eu queria muito ter tido psicologia no colégio! Acho muito fascinante mesmo. Só não conseguiria trabalhar com, acredito eu. Ah, já te expliquei os motivos. Rsrs.

Beijo!

Samara 16 abril, 2008  

Meus professores de comunicação...vivem de dizer que comunicação devia ser matéria de Ensino médio tb...pq afina hoje em dia a midia está em todo lugar.
Acho que professores de direito falam amesma coisa...

...¬¬''

Na verdade tem tanto conhecimento nesse mundo para ser passado...eu acho que no ensino médio a gente aprofunda demais em matérias exatas...e esse espaço poderia ser usado para coisas mais práticas e envolvidas com a parte social humana (psicolgia, comunicação, direito, sociedade).

Stepmama 16 abril, 2008  

Eu ia amar estudar Psicologia se ainda estivesse no colégio. A maioria das pessoas se interessam por este assunto.

http://damasdevermelho.blogspot.com

Andarilho 30 outubro, 2008  

Olá! Sou estudante de Psicologia também, mas sou bastante cético quanto a obrigatoriedade da Psicologia no Ensino Médio, pois me parece que o CFP está mais preocupado em fazer uma reserva de mercado do que com a qualidade do ensino. Acho muito complicado colocar quatro disciplinas novas na grade curricular de todas as escolas do Brasil (Música, Sociologia, Filosofia e Psicologia) sem ao menos um planejamento e reestruturação maiores. Acho que, se a Psicologia entrar agora no ensino médio do jeito que ele está, ela vai virar mais uma daquelas aulas que os alunos ignoram até a última hora pois precisam estudar os assuntos que caem no vestibular, como Física e Matemática. Pessoalmente, acho que o Sistema Conselhos deveria ter enfocado muito mais o que a Psicologia pode fazer para melhorar a estrutura do ensino médio do que fazer campanha para meter mais uma disciplina nela.

E quanto a mim, também teria adorado estudar Psicologia no Ensino Médio, e realmente gostaria que os estudantes de agora tivessem essa chance, mas de uma forma bacana.

Abraços

PS.: Por favor, não me xingue.

Nency S. 17 julho, 2012  

Olá.Gostei muito da idéia! Postei no meu blog uma lista pessoal minha de razões pro ensino da psicologia nas escolas (uma lista um tanto irônica, verdade), mas deixei um link para a lista original aqui no seu blog. Espero que não se importe, mas qualquer coisa é só avisar!

Postar um comentário

Você também precisa falar? Comente...

Importante

Os textos postados neste blog são de minha autoria. Aqueles que não são, faço referência aos autores e/ou locais onde encontrei. Faça o mesmo e respeite: se copiar, credite.

Os comentários são abertos e o conteúdo dos mesmos não necessariamente expressa a opinião da autora.

Para parcerias e contatos profissionais utilize o formulário do 'Fale comigo'.

Fale comigo

Envie um e-mail diretamente para mim.


Seu nome:

E-Mail:

Mensagem:


Você é sempre bem vindo aqui! Volte sempre que quiser!

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP